Editorial
Claudia Métne começou sua carreira de modelo e manequim, com 12 anos. Morava em São José dos Campos e fazia fotos, desfiles e concorreu ao prêmio da beleza máxima da cidade. Aos 17 anos resolveu se profissionalizar e fez o curso da Christine Yufon de passarela. Logo estava em campanhas e desfilando para grandes grifes da capital e de outros estados.
Um pouco diferente das mulheres convencionais, começou a entrar no ramo da moda quando o máximo era o jeans e as campanhas publicitárias estavam com um biotipo mais cheinho, estilo Luiza Brunet e Xuxa, o que de certa forma foi para ela um fator positivo. "Eu não era magricela! Sendo assim, a magreza não era fundamental. Era o fim da moda Twigi.
Hoje penso que para alguns seguimentos, como os desfiles de grandes estilistas, como na Fashion Week, ou até mesmo no exterior, eles realmente priorizam as modelos estilo anoréxicas. Entendo o conceito. Elas são realmente uns cabides, as formas delineadas do corpo não podem aparecer na roupa. De certa forma há um exagero sim! Mas é assim o conceito e o perfil de beleza para a realização de alguns trabalhos na moda."
Claudia Métne desfilou aqui no Brasil para grandes estilistas como Amalfi, Sérgio Blain, Ronaldo Esper, Petrô Stival, Telma Monteiro (sócia da atriz Regina Duarte, onde foi modelo exclusiva). Desfilou e fotografou no Brasil todo, sem contar as empresas de grande porte, como Hering , Strlife Jeans, Jean Charles de Castelbajac e muitas outras, com as quais assinou contrato. Rodou o país mostrando suas criações, entre feiras no circuito Rio-SP, como a Fenit, em fashion Rio. No exterior, Claudia Métne desfilou em Miami, Orlando e foi modelo e coordenadora dos desfiles a bordo do navio Eugenio C. Com ele rodou as ilhas do Caribe. Levou seu talento a cidades como New Orleans, Huston e sempre levando o melhor da moda brasileira, com a sofisticada Boutique Regard, que tinha exclusividade com grifes italianas e francesas, acompanhada pelas sofisticadas jóias da designer Adelina Silveira de Alcântara Machado, que tinha a representação das peças Christian Dior. Foram muitos jobs, numa consequência do seu trabalho como modelo.
Foi assim que criou a CMMFASHION, há uns 25 anos, porque queria ser mais que uma modelo. Sabia que tinha um potencial muito grande aflorando. Nos seus desfiles se colocava sempre à frente com as proprietárias das grifes. Sentiu a carência no mercado de uma profissional que estivesse antenada, que fosse atuante, que colocasse ideias inovadoras e criativas nas passarelas. A televisão passou a fazer parte da sua vida, passando a ser uma das mais importantes portas que se abriram para ela. Logo que começou foi chamada para fazer umas ações de “mercham” como manequim. Passou a dar sugestões para as produtoras para inovarem e colocar pequenos desfiles, levando ao consumidor final as dicas do que estava na moda e começou a ser um sucesso. Seus desfiles começaram a dar audiência nos programas com o público feminino. Foi ai o seu grande passo. Viu que seu futuro estava ali! Foi a “virada da mesa”. Passou a coordenar os desfiles da Ana Maria Braga, na Record, e em seguida a Gazeta convidou-a para realizar desfiles no programa da Ione Borges e Claudete Troiano. A TV Bandeirantes convidou-a também para levar desfiles à emissora e os apresentadores eram Olga Bongiovani e, na noite, Marcos Mion.
No SBT levou os desfiles no Programa do Gugu, Hebe Camargo e Netinho. Hoje coordena todas as quartas-feiras, no Super Pop, da Rede TV! os desfiles de lingeries, que são apresentados pela Luciana Gimenez. Também participa do programa do Ratinho, que tem foco popular e ela, como bela e fina, fazendo o diferencial que todos, de todas as faixas da sociedade tanto precisam e aceitam.
Claudia Métne, como produtora de moda, entende que todos os seus trabalhos têm muita importância. Pode ser de uma pequena loja a grandes. Produz e monta seus desfiles com o mesmo profissionalismo. "Mas grandes desafios aparecem para nos aprimorarmos. Como realizar desfiles de pisos, ou um desfile de uma pizzaria, ou desfile de telefones. É isso mesmo… e nós montamos e é sucesso!", diz a produtora de moda e estilo.
Claudia Métne é mãe mais que dedicada à filha Victória e esposa que está sempre ao lado do seu marido, o empresário Sergio Schild.
Claudia Métne , por onde se situa, é tida como um exemplo.
(*) Comentário do jornalista Renato Cardoso.
![]() |
---|