top of page

Um bauruense que não foge da Raia

Marcel Balieiro tem uma experiência profissional como músico tão extensa que fica difícil listar e até mesmo resumir.

Fiquemos apenas com: é pianista, regente e professor, com algumas graduações, sendouma delas em Havana (Cuba), pós e aperfeiçoamentos, sendo o primeiro deles em Moscou (Rússia), quando não tinha ainda 18 anos.

Ele ingressou na música pelo Conservatório Musical Pio XVII, em Bauru, onde ele se formou em 1997, e de lá até hoje, jamais parou de estudar. Como aluno de regência do maestro Marconi Araújo, diretor musical e vocal da peça “Raia 30 – O Musical”, foi quando Marcel chegou ao espetáculo que marca os 30 anos de carreira da atriz, bailarina e cantora Claudia Raia.

Depois só convive com o sucesso, a ponto de vir a ser o primeiro piano e regente da orquestra que toca ao vivo na megaprodução, em cartaz no Rio de Janeiro, até fevereiro de 2016., já contando com turnê com a equipe, que conta com mais de 100 profissionais, pelo Brasil.

O bauruense é peça fundamental dentre os músicos, bailarinos, atores e todos que trabalham para que o espetáculo “Raia 30” seja o sucesso que é, mas seu sucesso começa antes, pois já foi diretor musical de vários espetáculos e, desde 2004, junto com o maestro Marconi, trabalhou em produções como “Comunità”, “As travessuras do Barbeiro” e “Meu amigo Charlie Brown”.

“Então, ele [Marconi Araújo] me convidou para ser o maestro-pianista desse show, confiando que eu iria manter durante toda a temporada o trabalho feito por nós durante os dois meses de ensaio”, conta Marcel, consciente da responsabilidade assumida.

A atuação como pianista e regente ainda é pouco explorada no Brasil e Marcel quer seguir nessa área, mirando a Broadway, onde além de requisitados são indispensáveis.

“Espero que muitas portas se abram e que venham outros trabalhos para que eu possa me desenvolver nessa carreira. Sigo estudando e com o maestro Marconi e me preparando”.

Pensando nisso, diz ele que é preciso apresentar uma formação sólida de piano, que Marcel já tem, e de regência, na qual tem focado de 10 anos para cá.

No espetáculo “Raia 30 – O Musical”,

ele contabiliza mais de 400 horas de ensaio. “Nas últimas quatro semanas [antes da estreia] eu ensaiei 12 horas por dia, pois ficava quatro horas ensaiando com a orquestra e mais oito com o elenco”, relembra Marcel.

Mesmo com a peça em cartaz, os ensaios continuam, pois a intenção da protagonista é surpreender e se superar a cada apresentação.

“A experiência de trabalhar com a Claudia está sendo maravilhosa. Ela é uma profissional da mais alta grandeza e incansável; a primeira chegar e a última a sair, sempre pedindo uma orientação a mais como se estivesse começando, mas é a estrela do show”, compartilha o músico.

“A Claudia merece estar onde está, porque além do talento que tem para cantar, dançar e interpretar, é a mais dedicada do elenco; dá para perceber o quanto ela ama o que faz”, comenta. “Trabalhar com a Claudia é um privilégio, pois posso aprender com ela todos os dias sobre como trabalhar em um musical e melhorar a cada dia”. Marcel Balieiro com Claudia Raia, em foto assinada por Rodrigo Negrini.


Fazendo arte

 

Coisas de artista que provocam essa inquietude e sempre inventando moda e procurando se ajustar ao quase inajustável mundo artístico.
Mas, enfim, criado um espaço no qual passo a falar de arte, criticar arte (nos vários sentidos), promover a arte, criar um calendário de eventos artísticos, para que seja um sinalizador aos que apreciam a melhor, a de qualidade, possam ter seu destino de forma mais prática, mais eficaz e com informações acerca do que assistir, ouvir, sentir, se encantar, se emocionar. Estamos fazendo arte.

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
Agenda:


06/11/2015: Início da programação Hip Hop em Bauru

7/11/23:Evento no o Carlola – G.R.E.S. Acadêmicos para escolha do Samba-enredo

8/11/2015: Um Canto no Botânico. 20/11/2015: Neusa Maria no Restaurante Estância Gourmet

15/11/2015: Semana do Hip Hop em Bauru

18/11/2015: Mostra Pedra da Memória, no SESC Bauru06 a

 

20/11/2015: Neusa Maria no Restaurante Estância Gourmet

 

 Curtir e seguir
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
bottom of page