Adiós Nonino
Adiós Nonino é uma peça musical de tango, composta pelo músico e compositor argentino Ástor Piazzolla, considerada por muitos como uma das melhores e mais representativas obras do autor.
Este tango foi composto por Piazzolla em outubro de 1959, na cidade de Nova Iorque (onde então residia), dias depois da morte de seu pai, Vicente Piazzolla, a quem seu filho costumava chamar de Nonino (avozinho em italiano).
Numa entrevista de 1990, Piazzolla declarou que este era seu tango "número um". Linda a interpretação com Ástor Piazzolla mas "Adios Nonino" continua com seu sucesso e em muitas apresentações, sendo momento áureo de um espetáculo, a exemplo do que ocorrera com uma apresentação base de uma série de DVDs mais vendidas da atualidade. Dentre as melodias a fazer parte, está lá a composição de Piazzola: Live in Maastricht de Andrlé, com regência de André Rieu e sua orquestra e participação no bandeneon do argentino Carlos Buono, que tocou-a magistralmente. De fato o tango é muito triste e não poucos choram ao ouvir "Adios Nonino", composta por Piazzolla quando entrou em uma grande depressão depois da morte de seus pais e alguns meses depois compondo este fantástico tango, sua assinatura. Se a música
causa calafrios, se prepare para derrubar algumas lágrimas, pela fantástica apresentação de “Adios Nonino” no show de André Rieu - Metamorfose Digital.