top of page

Abaporu: mais famoso e mais caro quadro brasileiro


O quadro "Abaporu" é sem dúvida a obra do gênero mais famosa e mais cara do Brasil e veio a empréstimo pela Presidente Dilma para ara integrar uma mostra em homenagem às mulheres, "Abaporu", de 1928, foi cedido pelo proprietário, o argentino Eduardo Constantini, que fez uma série de exigências para permitir o deslocamento do quadro até Brasília. Em 1995, ele pagou US$ 1,5 milhão pela obra, que pertence à Fundação Constantini e integra a coleção do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. Abaporu' (1928), de Tarsila do Amaral; óleo sobre tela e não está no Brasil, mas sim faz parte da coleção Malba - Fundación Costantini, Buenos Aires. Abaporu,a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$ 2,5 milhões, pago pelo colecionador argentino Eduardo Costantin em 1995, em leilão realizado na Christies. O quadro pertencia ao empresário brasileiro Raul Fobes, desde 1985. Encontra-se exposta no Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (MALBA). Foi pintada em óleo sobre tela em 1928 por Tarsila do Amaral como presente de aniversário ao escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. O nome da obra foi conferido por ele e pelo poeta Raul Bopp, que indagou a Oswald ao ver o quadro: "Vamos fazer um movimento em torno desse quadro?" Os dois escritores, escolheram um nome para a obra, que veio a ser Abaporu, que vem dos termos em tupi aba (homem), pora (gente) e ú (comer), significando "homem que come gente".O nome foi a referência para a criação da Antropofagia modernista brasileira, ou Movimento Antropofágico, que se propunha a deglutir a cultura estrangeira e adaptá-la ao Brasil.


Fazendo arte

 

Coisas de artista que provocam essa inquietude e sempre inventando moda e procurando se ajustar ao quase inajustável mundo artístico.
Mas, enfim, criado um espaço no qual passo a falar de arte, criticar arte (nos vários sentidos), promover a arte, criar um calendário de eventos artísticos, para que seja um sinalizador aos que apreciam a melhor, a de qualidade, possam ter seu destino de forma mais prática, mais eficaz e com informações acerca do que assistir, ouvir, sentir, se encantar, se emocionar. Estamos fazendo arte.

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
Agenda:


06/11/2015: Início da programação Hip Hop em Bauru

7/11/23:Evento no o Carlola – G.R.E.S. Acadêmicos para escolha do Samba-enredo

8/11/2015: Um Canto no Botânico. 20/11/2015: Neusa Maria no Restaurante Estância Gourmet

15/11/2015: Semana do Hip Hop em Bauru

18/11/2015: Mostra Pedra da Memória, no SESC Bauru06 a

 

20/11/2015: Neusa Maria no Restaurante Estância Gourmet

 

 Curtir e seguir
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page